Má postura consequência de dor nas costas

Má postura provocam lesões na coluna vertebral ou nos discos inter-vertebrais

Má postura, dor na costa, estão vinculadas à lesões da coluna vertebral. Dependendo da região, localização ou gravidade da compressão do nervo é que será definido o tipo de irradiação, que pode atingir uma área contínua ou parcial.

Além da dor irradiada, existem casos onde a dor ocorre apenas no local da lesão.

Algumas situações do dia-a-dia no trabalho ou em casa contribuem para o aparecimento das lesões na coluna vertebral ou nos discos inter-vertebrais: escorregar enquanto caminha; um objeto vai cair ao chão e abruptamente tenta-se pegá-lo; levantar uma carga em local inacessível; suportar peso com o corpo; pegar ou manusear, cargas mais pesadas dobrando o tronco para frente, ou dobrar o tronco lateralmente ou torcer o tronco para um lado; pegar ou manusear objetos pesados longe do corpo; pegar ou manusear cargas muito altas ou muito baixas, esticando os braços.

As doenças de um modo geral não acontecem da noite para o dia, elas são cumulativas e progressivas. Certamente, todos os dias as pessoas realizam alguma atividade que pode prejudicar a coluna.

A seguir algumas situações que contribuem para o aparecimento das lesões dos anéis fibrosos e consequentemente  dos discos inter-vertebrais e o surgimento de dor na costa em consequência da má postura.

Ilustrações de má postura que podem causar dor na costa e lesões

Má postura: sentar com os joelhos muito próximos do tórax

Má postura: sentar com os joelhos muito próximos do tórax

Má postura: sentar com a coluna torta

Má postura: sentar com a coluna torta

Má postura: sentar apoiando na mesa

Má postura: sentar apoiando na mesa

Má postura: mesa, pia, tanque muito baixos

Má postura: mesa, pia, tanque muito baixos, aumento da lordose lombar

Má postura: Levantar peso sem dobrar joelhos

Má postura: Levantar peso sem dobrar joelhos

Outras situações de má postura que podem causar dor na costa e lesões na Coluna Vertebral

Má postura ao dirigir

Má postura ao dirigir

Má postura: aumento da cifose dorsal

Má postura: aumento da cifose dorsal

Má postura: aumento da lordose lombar

Má postura: aumento da lordose lombar

Má postura: arquear a região lombar

Má postura: arquear a região lombar

Atenção para a má postura

Atenção para a má postura

 

Assim, todas as vezes que se aumenta ou elimina as curvaturas fisiológicas da coluna estão dadas as condições para o aparecimento da dor nas costas. A dor pode ou não ser associada a uma lesão no disco, pois quando não ocorre uma lesão no disco pode estar havendo apenas uma contratura muscular.

Por isso, ATENÇÃO com: carga longe do corpo; carga muito baixa, carga elevada; movimentação freqüente de carga; carga com pega ruim (mala sem alça).

Boa técnica para lidar com peso: sempre perto do corpo; elevadas à 75 cm do piso; pequenas distâncias a percorrer; pesos leves; ocasionalmente; simetricamente e sem rotação do tronco; com uma pega adequada.

Para Finalizar:

  • Não há problema em manipularmos cargas (desde que sejam observados os cuidados com a coluna);
  • Não há problema em manipularmos cargas (desde que sejam observados os cuidados com a coluna);
  • Peças que possam ser pegas com apenas uma das mãos no interior de caixas ou caçambas, deve-se apoiar um dos braços na borda da caçamba e levantar com o outro.

Tratamento para dor na costa consequente de má postura

Um repouso limitado combinado com atividade física e educação apropriados constitui-se, em geral, na forma primaria de terapia para este problema. Além disso, poderão ser incluídos medicamentos anti inflamatórios, analgésicos, relaxantes musculares ou antidepressivos.

A dor nas costas aguda, em geral desaparece por si própria, após dias ou semanas. Uma bolsa de gelo ou de água quente aplicada sobre as costas também pode ajudar a aliviar a dor. Permanecer na cama durante um período prolongado não traz benefícios, pois debilita a musculatura.

Prevenção de dor da costa e má postura

Para evitar episódios recorrentes de dor na costa, recomenda-se que se faça atividade física regular, exercícios de alongamento antes de começar qualquer esporte, abandonar o cigarro, perder peso, manter uma postura correta, utilizar assentos cômodos, dormir de lado com os joelhos flexionados ou com as costas sobre um travesseiro e os joelhos dobrados, evitar permanecer numa mesma postura por tempo prolongado e reduzir o estresse emocional que provoca tensão muscular.

Continuando…

 

Referências:

  • Patologia do Trabalho, René Mendes, Editora Atheneu, 1995, Rio de Janeiro, Parte II, cap.8.
  • Programa de Educação a Distância de Medicina Familiar e Ambulatorial – PROFAM – Entrega IV, Cap. 27, 2003, NEC Gráfica, Argentina.
  • Medicina Ambulatorial: Condutas de Atenção Primária Baseadas em Evidências, 3ª edição, Bruce B. Duncan, Artmed, 2004.

 

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