Algumas doenças comuns (sinusite e labirintite)

SINUSITE

A sinusite é uma doença inflamatória do tecido de revestimento dos ossos da face (seios da face)A sinusite é uma doença inflamatória do tecido de revestimento dos ossos da face (seios da face). Normalmente, o muco produzido é evacuado através de pequenos canais que ligam essas cavidades às fossas nasais. Porém, quando existe catarro, esses canais ficam congestionados, impedindo a passagem do ar e do muco.

A acumulação de muco nos seios e sua inflamação, leva à sinusite.

LABIRINTITE

Sobre a labirintite, o termo correto é labirintopatia (doença do labirinto). Provavelmente, este problema está ligado ao primeiro pois o labirinto é formado por duas estruturas do ouvido, a cóclea e o vestíbulo. O comprometimento dessas estruturas vai provocar tonturas, desequilíbrio, às vezes, surdez ou zumbido. As causas das labirintopatias são várias. Basicamente são devidas ao aporte deficiente de açúcar e oxigênio àquelas estruturas.

Doenças como diabetes, hipertensão arterial, a utilização de drogas ototóxicas (alguns antibiótico, por exemplo), infecções, maus hábitos (excesso de cafeína, tabagismo, alcoolismo), estresse e problemas psicológicos podem causar. Assim, o tratamento terá duas fases, a primeira para aliviar a tontura e a segunda para tratar a causa. Mas, você pode usar também a prevenção, evitando os maus hábitos, fazendo exercícios físicos, fracionando a sua dieta (alimentando-se de 3 em 3 horas, você evita o excesso de comida e assegura o aporte contínuo de açúcar e oxigênio ao ouvido interno), tomando muito líquido (pelo menos 8 copos d’água por dia) e relaxando.

Referência:
Medicina Ambulatorial: Condutas de Atenção Primária Baseadas em Evidências, 3ª edição, Bruce B. Duncan, Artmed, 2004.


Sinusite e labirintite, na Wikipédia

Share on Facebook0Email this to someoneShare on Google+0Tweet about this on Twitter0

Talvez você se interesse também por...