Algumas verdades sobre a celulite

CELULITE

1- Hereditariedade não tem solução

Celulite: é a tal da genética dando as ordens mais uma vez.

Se sua avó, mãe, irmãs têm celulite, as chances de você ter também são enormes.

E, caso a celulite já tenha se manifestado na sua pele, por mais esforço que se faça, ela nunca mais desaparecerá por completo e, se bobear, ela volta.

celulite

2- Tudo depende da sua alimentação

Exatamente como sempre se ouviu falar por aí: você é o que come.

Com a celulite, a regra também vale.

Apesar de não existirem estudos científicos associando o consumo de alguns alimentos à celulite, é fácil, fácil perceber que o corpo com menos gordura tem menos celulite.

Por isso, mesmo que você não precise perder peso, é imprescindível reduzir ao máximo a ingestão de alimentos gordurosos para ter sucesso na luta contra a celulite.

Para ter uma alimentação equilibrada, não é preciso ficar eternamente condenado ao tradicional prato de salada com uma carne grelhada.

Os alimentos são divididos em grupos, de acordo com a função que desempenham no organismo.

Todos os grupos são necessários e a regra é ingerir apenas um de cada grupo durante cada refeição. Exceção feita às folhas verdes, que podem ser combinadas à vontade.

As proteínas são importantes para o crescimento e manutenção da massa muscular e para a reposição celular. As principais fontes são carnes, leite, ovos e leguminosas (como feijão, lentilha e grão de bico).

Os alimentos ricos em carboidratos são a principal fonte energética para o metabolismo. São as massas, os pães e as bolachas, e o arroz, o milho, a batata, a mandioca, o açúcar e os doces.

Vitaminas e minerais ajudam a regular o metabolismo do organismo, auxiliando na formação dos tecidos. As principais fontes são as frutas e as hortaliças.

Para que sua dieta seja o mais correta possível, evite carne de porco, embutidos (salsicha, presunto) e queijos amarelos.

Opte por carne de frango ou peixe, queijo branco, leite desnatado.

Os vegetais podem ser ingeridos à vontade.

Você pode comer todas as frutas que gostar, mas com atenção às quantidades.

Com equilíbrio, pode-se comer tudo o que se gosta, emagrecer com saúde (devagar) e ainda combater a celulite.

Dica

Acelga e beterraba são indicadas no combate à celulite porque ativam o sistema linfático, estimulando a circulação e a retirada de toxinas do organismo.