Dormir bem – Dicas pra sono repousante


Muitas coisas podem tornar difícil obter uma boa noite de descanso. As pessoas que têm problemas para dormir bem muitas vezes descobrem que sua rotina diária – estresse no trabalho, ansiedade, etc – são a resposta para os problemas de uma noite mal dormida.Dormir bem

Existem algumas coisas simples que você pode fazer para tornar mais fácil o adormecer, e para ajudar a garantir que o sono será de alta qualidade.

Torne o adormecer um ritual, isso é, prepare-se para dormir bem:

  • de uma a duas horas antes de deitar, desligue a TV, o tablet, o ipad e o celular, reduza as luzes de sua casa à partir das 18 horas. O contato com a luz nos faz despertar.
  • faça de seu quarto um local o mais silencioso possível. Você pode disfarçar ruídos que podem interferir com o sono das seguintes formas: usando protetores auriculares; coliocando cortinas e tapetes pesados, que absorvem o som; instalando de janelas com painéis duplos; adicionando um “ruído branco”, quer através da compra de um dispositivo projetado especificamente para fornecer este tipo de zumbido constante, executando um ventilador, ou comprar CDs ou baixar aplicativos que fornecem sons suaves.
  • trinta minutos antes de ir dormir deite-se confortavelmente por cerca de 5 a 10 minutos no chão com as pernas elevadas encostadas na parede, formando um “L” com seu corpo. Essa ação relaxa e promove uma boa noite de sono.

Outras maneiras de melhorar o ambiente para dormir bem incluem a remoção da televisão, do telefone e de qualquer equipamento de escritório do quarto. Essa ação faz com que você se livre das interrupções e reforça que o quarto é destinado para dormir.

Um ambiente ideal é calmo, escuro e relativamente frio, com uma cama confortável e pouca bagunça.