Ganhos e benefícios ao parar de fumar cigarro


Ganhos e benefícios ao parar de Fumar.

Liberte-se!

Os ganhos e benefícios ao parar de fumar. Cigarro prisão
Ganhos ao parar de fumar. Cigarro: uma prisão?

Sabendo dos ganhos e benefícios ao parar de fumar, você tem mais chances para tomar a decisão de parar com este vício de fumar. A pessoa que fuma fica dependente da nicotina. Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 7 segundos (2 a 4 segundos mais rápido que a cocaína). É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades serão menores a cada dia.

Estatísticas Fumantes x Não fumantes

Fumantes têm chances:

  • 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão;
  • 5 vezes maior de sofrer infarto;
  • 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar;
  • 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.

Ganhos e benefícios se parar de fumar cigarro agora…

  • após 20 minutos sua pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal;
  • após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue;
  • após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
  • após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor;
  • após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora;
  • após 5 A 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.

Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR CIGARRO, menor o risco de se dar mal e maiores serão os ganhos e benefícios.

Quem NÃO fuma aproveita MAIS a vida!

Deixar de fumar melhora a condição física: os ganhos e benefícios ao parar de fumar.
Deixar de fumar melhora a condição física

Não tenha medo de tentar!

Não tema os sintomas da síndrome de abstinência. O organismo volta a funcionar normalmente sem a presença de substâncias tóxicas e alguns fumantes podem apresentar (varia de fumante para fumante) sintomas de abstinência como fissura (vontade intensa de fumar) dor de cabeça, tonteira, irritabilidade, alteração do sono, tosse, indisposição gástrica e outros. Esses sintomas, quando se manifestam, duram de 1 a 2 semanas.

Não tema a recaída

A recaída não é um fracasso. Comece tudo novamente e procure ficar mais atento ao que fez você voltar a fumar. Dê várias chances a você… até conseguir. A maioria dos fumantes que deixaram de fumar fez em média 3 a 4 tentativas até parar definitivamente.

Não tenha medo de engordar

Se a fome aumentar, não se assuste, é normal um ganho de peso de até 2 kg, pois seu paladar vai melhorando e o metabolismo se normalizando. De qualquer forma, procure não comer mais do que de costume. Evite doce e alimentos gordurosos. Mantenha uma dieta equilibrada com alimentos de baixa caloria, frutas, verduras, legumes etc. Prefira produtos diet / light e naturais. Beba sempre muito líquido, de preferência água e sucos naturais. Evite café e bebidas alcoólicas. Eles podem ser um convite ao cigarro.

O mais importante é escolher uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Este dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial e procure programar algo que goste de fazer para se distrair e relaxar.

Leia também…

Escolha um método para parar de fumar

Fonte: Ministério da Saúde, Secretaria Nacional de Assistência à saúde, Instituto Nacional do Câncer, Coordenação nacional do Controle do Tabagismo e Prevenção Primária do Câncer – INCA.