Fibromilagia – doença dolorosa


Fibromialgia – DOENÇA DOLOROSA NOS SERES HUMANOS

A fibromialgia é uma doença crônica, de causa ainda desconhecida, que provoca dor muscular generalizada e sensibilidade excessiva em muitas áreas do corpo.

fibromialgia visão músculo

Publicidade AdSense

Apesar da dor frequente, os exames são sempre normais. Não há alterações detectáveis nas análises laboratoriais nem nos exames de imagem comuns, como radiografias, ultrassonografias, tomografias, etc. Além da dor, o médico não consegue identificar mais nenhuma outra alteração através do exame físico do paciente. Biópsias realizadas nos músculos, tendões e ligamentos nada revelam, não há sinais de inflamação, não há lesões e muito menos alterações estruturais.

Acredita-se que o cérebro dos pacientes com fibromialgia seja exageradamente sensível aos sinais de dor chegam a si através dos nervos. Estímulos que são indolores ou pouco dolorosos para a maioria das pessoas são interpretados como dor intensa pelo cérebro do paciente fibromiálgico.

Quando questionados onde dói, os pacientes com fibromialgia respondem: dói tudo. São dores constantes, que pioram ao toque e surgem em vários pontos do corpo, tais como nuca, ombros, lombar, quadris, tornozelos, cotovelos e joelhos.




Dr. Pedro Pinheiro

Dr. Pedro Pinheiro – Médico especializado em Clínica Geral e Nefrologia com mais de 15 anos de prática médica ambulatorial e hospitalar. Autor de mais de 1000 artigos publicados na Internet sobre saúde em língua portuguesa e espanhola.

Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Títulos reconhecidos pela Faculdade de Medicina do Porto e Colégio da Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Link da matéria: AS 10 DOENÇAS MAIS DOLOROSAS NOS SERES HUMANOS