IMPETIGO. O que fazer?

O que é o impetigo?

O impetigo é uma infecção superficial da pele que _ via de regra _ começa com uma vesícula de bordas vermelhas, que pode se estender até se observar a presença de pus no interior. Estas lesões (bolhas muito pequenas) se abrem, formando-se por cima uma crosta característica. As lesões afetam geralmente áreas da pele que se encontravam sensíveis como conseqüência, por exemplo, de:

  • picadas de insetos
  • arranhões
  • lesões por coçadura
  • lesões por varicela

Sobre estas lesões podem evoluir os germes que provocam a infecção. Os microrganismos responsáveis pelo impetigo são os estafilococos e o Streptococcus pyogenes.

IMPETIGO. O que fazer?

2- Em que áreas aparece?

Embora possa ocorrer em qualquer parte do corpo, observa-se com maior freqüência ao redor da boca e do nariz.

3- Como ocorre o contágio?

As lesões possuem germes no interior e, quando estão abertas e expelem a secreção, podem facilmente produzir o contágio. A transmissão dos germes produtores da doença geralmente ocorre por contato entre as pessoas, através das mãos contaminadas. É menos freqüente, mas existe a possibilidade de contágio pelas gotículas expelidas através da tosse ou do espirro.

4- Qual é o período de incubação da doença?

Em geral, as lesões na pele aparecem de sete a dez dias depois de instalado o germe.

5- Como evitar o contágio?

Está comprovado que lavar as mãos, bem como cortar e escovar as unhas, ajuda a eliminar os germes, impedindo assim a disseminação da doença. Diminuir a coçadura excessiva da pele, graças a medicamentos antipruriginosos, pode também reduzir a transmissão dos germes através das mãos.

6- Qual é o tratamento indicado?

É importante consultar o médico para avaliar a necessidade de administrar antibióticos. 24 horas depois de ministrado o antibiótico, as lesões já não mais são contagiosas.