Osteoporose: sintomas, cuidados e prevenção

OSTEOPOROSE (doenças do esqueleto)

É fato que a nossa expectativa de vida tem aumentado cada vez mais.

Efetivamente observamos que nossa vida vem ficando mais longa o que não quer dizer necessariamente que tenhamos uma boa qualidade de vida.

Então o aumento da expectativa de vida, sem aumentar a qualidade de vida resulta em doenças que não se viam antes, como as doenças do esqueleto como é o caso da osteoporose.

Osteoporose: sintomas, cuidados e prevenção

A osteoporose é uma doença caracterizada por aumento da porosidade do osso, que perde a capacidade de sustentação e estruturação do corpo, a osteoporose é responsável por 60 a 70% das fraturas que ocorrem nas mulheres após 60 anos.

A mulher, após a menopausa, em função do declínio acentuado da produção de hormônios estrogênicos pelo ovário, acelera-se a perda do tecido ósseo.

Entre o 5º e o 6º ano pós menopausa, as mulheres perdem o dobro de massa óssea que os homens da mesma idade.

Estatísticas nos mostram, que uma em cada três mulheres acima de 50 anos de idade irá desenvolver a doença da osteoporose e, nos homens, um em cada seis.

SINTOMAS COMUNS

  1. Dores no Corpo;
  2. Fraturas em diferentes ossos do esqueleto, como no colo do fêmur; e
  3. Complicações provenientes destas fraturas.

ORIENTAÇÕES PARA PREVENIR A OSTEOPOROSE

1 – Ter uma dieta rica em alimentos que forneçam cálcio e evitar aqueles que irritem a mucosa digestiva, como alimentos ácidos, ou café;
2 – Fazer exercícios diariamente;
3 – Tomar banho de sol; e
4 – Monitorar periodicamente a saúde e grau de calcificação dos ossos

Cuidados que ajudam a evitar fraturas:

  1. Não carregar peso;
  2. Procurar colocar os objetos que manusear na altura dos ombros (nem mais alto nem mais baixo);
  3. Não dobrar o corpo para pegar objetos no chão e procurar sentar-se para colocar sapatos, meias ou calças;
  4. Evitar deixar tapetes soltos ou pequenos móveis e objetos no meio do caminho;
  5. Usar sempre sapatos de salto baixo para ter mais equilíbrio ao caminhar;
  6. Manter sempre uma luz acesa caso precise levantar durante à noite e andar sempre em locais bem iluminados; e
  7. Se achar que o equilíbrio está ruim, não ter vergonha de utilizar uma bengala e de cabeça erguida

Alimento / % Cálcio em 100 mg

  • Agrião / 168
  • Amêndoas /254
  • Algas / 1100
  • Aveia / 392
  • Brócolis / 130
  • Castanha do Pará / 198
  • Cenoura / 56
  • Coco / 108
  • Couve / 330
  • Iogurte / 120
  • Leite de vaca / 123
  • Salsa / 195