Perder barriga, Alergia: Resposta da Doutora

     

Respostas da Doutora Sonia feita por usuários de Orientações Médicas, sobre:

Perder barriga / Alergia / Meteorismo (gases) / Endoscopia / Condromalácea / Giardíase / Como a Homeopatia Funciona

 

Perder barriga

Para perder a barriga, primeiro você deve parar de comer alimentos que engordam, como por exemplo, doces, alimentos gordurosos, refrigerante, cerveja, etc. Depois, você deve fazer exercícios. Dê preferência às caminhadas de pelo menos 45 minutos diariamente, aumentando o ritmo gradativamente e, por último fazer a ginástica localizada. Para a barriga é o famoso abdominal que deve ser bem aprendido com um professor de educação física, pois um abdominal mal feito pode machucar a coluna.

Alergia

Alergias são problemas hereditários que, até o momento, não apresentam cura, somente controle. Elas só vão melhorar com medidas preventivas: 1) Areje bem os ambientes; 2) Forre travesseiros e colchões com capas plásticas ou impermeáveis aos ácaros; 3) Limpe chão e móveis com pano úmido; 4) Evite banhos muito quentes; 5) Evite cortinas, carpetes, tapetes; 6) Não permaneça muito tempo em locais com mofo ou umidade; 7) Retire plantas do quarto e objetos que possam juntar poeira (livros, bichos de pelúcia, cortinas e tapetes); 8) Não use inseticidas em spray ou espiral; 9) Fique longe de animais que soltam pêlos; 10) Proíba que fumem dentro de casa; 11) Lave com freqüência as roupas de cama e coloque no sol roupas guardadas há muito tempo no armário; 12) Pratique esportes.

Meteorismo (gases)

O meteorismo se deve, na maioria dos casos, a uma aerofagia inconsciente (engolir ar) ou a uma sensibilidade exagerada aos alimentos que produzem gases. Elimine ou diminua a ingestão de feijão, ervilhas, lentilhas, repolho, cebola, batata, rabanete, acelga, guisados, couve-flor, arroz e sopas. Não tome mais que um copo de leite por dia. Diminua o consumo de iogurte e queijo fresco, evite açúcar (pode usar a sacarina em seu lugar), só um prato de massas por semana, 150 gramas de pão por dia, coma de preferência frutas maduras e sem casca, inclusive o tomate, evite bebidas gasosas, evite ingerir líquidos durante as refeições, coma devagar, mastigando bem os alimentos, evite balas e chicletes, não fale enquanto come e procure ingerir líquidos sem fazer barulho, lentamente. Procure não fumar e manter o intestino funcionando normalmente. Procure se conhecer e identificar outros alimentos que provocam aumento de gases. Neste caso, os remédios são pouco eficazes.

Endoscopia

Na endoscopia o médico vai aplicar um spray anestésico na sua garganta e dar um sedativo relaxante. Vai te colocar deitado do lado esquerdo do corpo. Lentamente, você vai engolindo o endoscópio e, assim, o exame vai sendo feito. Procure relaxar o máximo possível. Tem gente que relaxa tanto que até consegue dormir. Não vá sozinho ao exame, pois você vai ficar meio “grogue” com o sedativo e vai precisar de auxílio para ir para casa.

Condromalácea

     

A condromalácea é um termo geralmente utilizado nas alterações degenerativas da cartilagem da patela, no joelho. A cartilagem da patela tem importante função, participando dos movimentos do joelho. A condromalácea da patela geralmente causa dor junto a este osso.

Giardíase

A Giardíase é uma verminose bastante comum. Seus sintomas podem ser parecidos com os de pessoas que têm gastrite, úlcera, problemas de flatulência, dispepsia, etc. Não é doença grave, mas deve ser tratada, pois pode incomodar bastante. O grande problema é que esse verme está cada vez mais resistente aos medicamentos. Esse tipo de verme é adquirido a partir de alimentos contaminados, principalmente os que comemos crus (saladas, verduras, legumes, frutas) e água contaminada, além da higiene pessoal. Lave as verduras e frutas que consome e só tome água tratada. É fácil tratar a água: para cada litro de água, pingar 2 gotas de hipoclorito de sódio, a famosa água sanitária e, para as saladas, deixar de molho por 30 minutos em água tratada e mais 2 colheres de sopa de vinagre.

Como a Homeopatia funciona

A homeopatia é uma especialidade médica que trata a pessoa e não os seus males ou doenças. Quando for ao homeopata, vai ver que ele vai tentar traçar um perfil da sua personalidade e vai buscar os sintomas raros, estranhos e peculiares, que a medicina tradicional não dá importância. Através desse perfil, o homeopata vai selecionar remédios que causem em pessoa sã, os mesmos sintomas ou queixas que apresenta. É a cura pelo semelhante. O remédio vai agir estimulando o organismo a encontrar o equilíbrio.

 

Referências:

  • Programa de Educação a Distância de Medicina Familiar e Ambulatorial – PROFAM – 8 módulos, entre 2002 e 2003, diferentes gráficas, Argentina.
  • Medicina Ambulatorial: Condutas de Atenção Primária Baseadas em Evidências, 3ª edição, Bruce B. Duncan, Artmed, 2004
  • Medicina Interna, Harrison, 2 volumes, 8ª edição, Guanabara Koogan, 1980, Rio de Janeiro
  • Blakbook Clínica Médica, Ênio Roberto Pietra Pedroso e Reynaldo Gomes de Oliveira, 1ª edição, Blakbook Editora, 2007, Belo Horizonte
  • Guide Familial des Medecines alternatives est ládaptation française de Family Guide to Alternative Medicine, publie par The Reader’s Digest Association Limited, London, 1991.
  • Manual de Matéria Médica Homeopática, sintomas-guia e características dos principais medicamentos (clínicos e patogenéticos), Willian Boericke, 1997, Robe Editorial, São Paulo
  • Patologia do Trabalho, René Mendes, Editora Atheneu, 1995, Rio de Janeiro
  • Manual de Medicina de Família e Comunidade, Ian R, mcWhinney, 3ª edição, 2010, Artmed, Porto Alegre, RS