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Prancha interativa melhora reabilitação de pacientes após lesões

    Plataforma possui sensor no interior que mede inclinação da prancha e cria relatório sobre a evolução do equilíbrio do paciente em reabilitação.

    Um professor de fisioterapia na Universidade de Bournemouth, no Reino Unido, criou uma nova prancha oscilante interativa que permite melhorar a reabilitação do equilíbrio dos pacientes.

    O SMARTwobble, desenvolvido por Jonathan Williams, é ligado sem fio ao software de um computador que mede o desempenho do indivíduo na prancha, calculando uma pontuação sobre a qual os pacientes podem trabalhar para melhorar.

    SMARTwobble, desenvolvido por Jonathan Williams
    Jonathan Williams, professor de fisioterapia na Universidade de Bournemouth, no Reino Unido.

    Pranchas oscilantes são utilizadas por fisioterapeutas, quiropráticos, osteopatas e fisioterapeutas esportivos para melhorar o equilíbrio dos pacientes e evitar o risco de recorrência após uma lesão.

    No entanto, Williams afirma que atualmente é muito difícil dizer o quão bem um paciente está se saindo e se o equilíbrio está melhorando. “Um paciente vai entrar e usar a prancha, em seguida, voltar e usá-la novamente em uma data posterior, mas é muito difícil dizer se eles estão melhores ou não. Pela primeira vez, uma tecnologia sem fio foi colocada dentro da prancha, permitindo quantificar o desempenho”, explica o pesquisador.

    Segundo Williams, com esta placa, é possível ver a evolução do paciente e definir um objetivo fundamental para eles trabalharem.

    O SMARTwobble tem um sensor no interior que mede o grau de inclinação da prancha quando um paciente está sobre ela.

    Em seguida, o sensor cria um relatório, que um médico pode utilizar para medir o desempenho em comparação com tentativas anteriores e a pontuação média de uma pessoa que não tem uma lesão.

    “Isso vai permitir aos médicos serem objetivos em as suas avaliações. No momento, temos que adivinhar e é difícil dizer o que é ruim e o que é bom ou o quanto melhor o paciente está se saindo. Agora, quando um paciente chega podemos ver se seu desempenho realmente melhorou”, afirma Williams.

    Além de testar o desempenho, o SMARTwobble também possui jogos interativos, onde o paciente usa a prancha como um joystick para guiar uma bola em um labirinto.

    O SMARTwobble vai agora ser colocado em diferentes clínicas locais para ser testado.

    Fonte: iSaúde