Vinho tinto: benefícios no câncer


Vinho tinto pode atuar contra o câncer.

Dr. Rondó.

Muitos criticam toda vez que eu publico um artigo sobre os benefícios do vinho.  Enquanto eu respeito o direito de todos se absterem se assim quiserem, não tem argumentos contra o fato de que, em moderação, o vinho tinto realmente ajuda a tornar o seu coração mais saudável!Vinto tinto e os benefícios contra o câncer

E um novo estudo publicado no jornal Advances in Experimental Medicine and Biology mostra que o principal componente antioxidante no vinho tinto pode fazer muito mais. Os pesquisadores descobriram que ele pode desativar um dos tipos mais fatais de câncer: o pancreático.

O grupo de pesquisas do Centro Médico da Universidade de Rochester examinou os efeitos do resveratrol – um potente antioxidante encontrado nas cascas de uvas e no vinho tinto – nas células de câncer pancreático.  Quando eles pré-trataram as células com o resveratrol, antes de expô-las à quimioterapia e à radiação, descobriram que o resveratrol tornava as células mais receptivas ao tratamento.

Embora isto seja inegavelmente uma descoberta significativa, a próxima foi, em minha opinião, mais excitante ainda.  Os pesquisadores também descobriram que o próprio resveratrol causava a apoptose – ou morte – nas células cancerígenas.  Sem quimioterapia!

É claro que este é apenas um estudo, e como todo cientista gosta de dizer, “mais pesquisa é necessária” antes do resveratrol ganhar uma recomendação generalizada dos oncologistas.  Mas, qualquer substância natural que possa colaborar na inibição de uma das formas mais fatais de câncer e dar aos pacientes a esperança de uma vida mais longa e possivelmente livre da doença – sem os efeitos colaterais devastadores da radiação ou da quimioterapia – vale uma olhada mais de perto.

E neste meio tempo, converse com o seu médico para que lhe prescreva o resveratrol… ou desfrute de uma bela taça de vinho tinto. Tim tim!

Link e título da matéria:

Vinho tinto e seus benefícios contra o câncer